Arquivo do blog

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Proposta de conteúdo Programático de Estudos Amazônicos para o ensino fundamental

Proposta de conteúdo Programático de Estudos Amazônicos para o ensino fundamental.

6º ano

1º Bimestre

A pré-história da Amazônia
A colonização da Amazônia

2º Bimestre

A reorganização do espaço amazônico a partir do colonizador
Amazônia, espaço e região

3º Bimestre

O espaço amazônico paraense*
As mesorregiões do Pará

4º Bimestre

O processo de construção do espaço cametaense*
O processo de construção do espaço juabense*
* Temáticas regionais, obedecendo as especificidades de cada região

7º ano

1º Bimestre

O negro e o índio na Amazônia colonial
O período do Marques de Pombal na Amazônia

2º Bimestre

A Crise do sistema colonial (1780 – 1840)
A adesão do Pará a independência

3º Bimestre

A Cabanagem
Padrões de urbanização na Amazônia

4º Bimestre

Agricultura e pecuária na Amazônia
Cultura e folclore amazônico

8º Ano

1º Bimestre

O ciclo da borracha
A Belle Époque

2º Bimestre

O governo de Magalhães Barata

3º Bimestre

Programa Calha Norte, projetos SIPAM e SIVAM

4º Bimestre

As potencialidades econônmicas da Amazônia
A economia da castanha e os japoneses no Pará

9º Ano

1º Bimestre

Histórico dos tipos de ocupação na Amazônia
O papel da Amazônia da DIT e na DRT

2º Bimestre

Os Projetos na Amazônia antes da SUDAM (Fordlândia, Ferrovia Madeira-Mamoré, Mineração da Serra do Navio)
Os Grandes Projetos

3º Bimestre

A guerrilha do Araguaia
A ditadura militar na Amazônia

4º Bimestre

Conflitos agrários na Amazônia
Trabalho escravo na Amazônia

80 comentários:

  1. Obrigado! Em breve teremos novidades. sinta-se à vontade para contribuir. Este espaço é nosso¹

    ResponderExcluir
  2. Quero atravez daqui poder ajudar meu filho nessa materia que e estudos amazonicos que hj os professores quase nao se empenham em ajudar o aluno a aprender e se aprofubdar na nossa historia que afinal fala da nossa amazonia"espero contar com vc! Moro em belem do para.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Gostaria de saber onde posso encontrar matérias de estudos amazônicos para o ensino fundamental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já existem algumas editoras e livrarias em Belém que vendem livros nessa temática. Além disso, há algumas lojas virtuais, como a Amazon que tem alguns temas amazônicos em seu catálogo. As editoras PakaTATU e Estudos Amazônicos possuem também uma boa variedade de livros. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Como faço pra conseguir esses conteúdos de Estudos Amazônico de 6 ao 9ano

      Excluir
  4. Muito bom, parabéns! Ajuda muito, louvável sua contribuição.

    ResponderExcluir
  5. Depois de um tempo ausente, voltearei com os trabalhos!
    Obrigado a todos pelo carinho!

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa tarde. Você teria como enviar para meu e-mail esses conteúdos? Desde já, agradeço.
    E-mail:diego_augusto1987@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou enviar um material que deve ser bem útil para você. Aguarde.

      Excluir
  7. Gostaria de saber mas detalhadamente o que a disciplina estudos amazônicos estuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente, seria uma visita a história e geografia da Amazônia, ou seja, os aspectos físicos, sociais, econômicos, históricos, culturais e políticos.

      Excluir
  8. Thiago, gostaria de saber se essa proposta é sua. E quais as suas referências para ela. Obrigada. Seu blog me ajudou mt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui montando a proposta com base em recortes de conteúdos de varias escolas. É basicamente um apanhadão de propostas rsrs.

      Excluir
  9. Obrigado Fabio pelos conteúdos, quando for postar os outros bimestres me avise pelo meu email: djminuko@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Fábio! Gostaria de um plano de Estudos Amazonicos para o 1º e 2º anos do fundamental 1.Não consigo achar o que ensinar para os meus pequenos.Te agradeço. Josi Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho que você comece falando sobre a necessidade de se preservar a floresta, sobre o que é fauna e flora, sobre nossas lendas e mitos, diversidade cultural presente na Amazônia (ai você pode falar sobre comidas, danças, músicas, sotaques e etc.), tudo de uma forma bem lúdica, com bastante audiovisual, de forma que fique bem fácil e prazeroso o processo de aprendizagem para suas crianças. Um abraço!

      Excluir
  11. Parabens Professor!
    A ideia do blog é super legal.
    Sou formada em História e vou ministrar aulas de Estudos Amazônicos. Seu blog me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  12. Olá Fábio! Como posso conseguir esse material de Estudos Amazônicos do 6º ao 9ºAno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo fazer um mix dos livros que eu comprei com materiais colhidos pela internet. Use a proposta de conteúdo que eu mencionei acima e, se você achar necessário, faça suas adaptações.

      Excluir
  13. Gostaria dos conteúdos do nono ano quarto bimestre . Os textos quem tiver me envia . leneflormorena-102@homail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde. Vc poderia me mandar esse conteúdo em PDF pro meu ZAP? (91 ) 991926644

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, você poderia me enviar os conteúdos do ano de 2018 para meu e-mail ou WhatsApp? andressaabreu452@gmail.com whaWhats 94991711522

    ResponderExcluir
  16. Mandem um email para lopes135@yahoo.com.br
    Eu enviarei o material que eu tenho aqui pra vcs.

    ResponderExcluir
  17. amei! estou adaptando a cidade ande trabalho,pouca coisa, mas gostaria de mais material...alguem pra ajudar? trabalho do 6 ao 9 ano! grata
    thalitaferreiralisboa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. boa tarde, amei o blog gostaria de material vou pegar minha primeira turma amanha, você pode me enviar o material no meu email. grato.
    drgabrielpereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. alguem tem sequencias didáticas sobre esses assuntos?grata

    ResponderExcluir
  20. olá Fábio gostaria que me enviasse materiais de estudos amazônicos, sou prof. em Macapá

    ResponderExcluir
  21. olá achei lega seu blog. preciso de ajuda com o 8º e o 9º anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande um e-mail para lopes135@yahoo.com.br

      Excluir
    2. POR FAVOR VC PODRIA MANDAR DO 6º AO 9º ANO PRA MIM MEU email luzia_rodrigues2012@hotmail.com

      Excluir
  22. Amei seu blog. Excelente trabalho! Sou do Amapá e dou aula para a EJA. É muito difícil encontrar material de Estudos Amazônicos. Me ajudou bastante na preparação das minhas aulas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Se poder me mandar algum material eu lhe agradeço.
    E-mail: janilsa_magno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. ola tem como vc me envia todos esses materias do 6º ao 8º ano do 1º ao 4º bimestre, obrigada email michelegeo37@gmail.com...obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá gostei muito de sua proposta de conteúdo, gostaria se for possível q o senhor enviasse por email o material q VC tivesse, desde já fico agradecido.
    santoswanderson572@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. oie amigo me manda esse conteúdo pra mim no meu WhatsApp 93991173528 pro favor e séries todos kkkk

    ResponderExcluir
  27. oie amigo me manda esse conteúdo pra mim no meu WhatsApp 93991173528 pro favor e séries todos kkkk

    ResponderExcluir
  28. oie amigo me manda esse conteúdo pra mim no meu WhatsApp 93991173528 pro favor e séries todos kkkk

    ResponderExcluir
  29. oie amigo me manda esse conteúdo pra mim no meu WhatsApp 93991173528 pro favor e séries todos kkkk

    ResponderExcluir
  30. oie amigo me manda esse conteúdo pra mim no meu WhatsApp 93991173528 pro favor e séries todos kkkk

    ResponderExcluir
  31. Tens como mandar pra mim o matéria do sétimo ano?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde. Sou professor de estudos amazônicos no município de tracuateua.tem como enviar o material de 6 ao 9 ano, desde já agradeço.jopdavi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Olá! Vc pode mandar pro meu e-mail esse material de 6 ao 9 ano? Desde já agradeço! Abraço.
    jeancarlosge2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Fabio achei muito bacana seu material e sua iniciativa, está de parabéns amigo...muitos de nós estamos meio que perdidos nesse limbo da escassez de material didático sobre a nossa região... se puderes enviar ficarei agradecido os materiais principalmente do 7º e 8º ano ...
    Segue meu email: roberto.rayolrs@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Estou precisando com urgencia da materia de estudos amazonicos: Bantos, Minas e Iorubas 7 ano. Mande ppr favor pro meu e-mail. (DAVITEMPERBOX@YAHOO.COM.BR)

    ResponderExcluir
  36. precisava muito deste plano valeu obrigada!

    ResponderExcluir
  37. olá, tudo bom sou professora de Estudos Amazonicos do 6 ao 9 ano, se for possivel e se voce tem o plano anual, por favor me mande, abraços. Email: luiza.helena.du@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. oi, se vc tem e puder compartilhar o conteudo de Estudos Amazonicos em pdf, agradeço.

    ResponderExcluir
  39. Achei legal os conteúdo. valeu sou thais oliveira do site especializer.com

    ResponderExcluir
  40. Olá! Gostei muito da sua proposta de planejamento de Estudos Amazônicos, parabéns! Gostaria de receber seus materiais se possível, ritaeduc@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos um grupo de whatsapp sobre estudos amazônicos. Caso lhe interesse, mande mensagem para 91985077339 e eu irei adicioná-la. Tem bastante material para ajudar na elaboração das aulas. Forte abraço!

      Excluir
    2. Gostaria muito de alguns assuntos de estudos amazônicos do 6°ao 9°ano agradeço muito

      Excluir
  41. Gostaria que vc enviassem esses conteúdos pra mim por favor glindesw@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Bom dia se possível me envie os conteúdos para gilmairnabate04@gmail.com

    obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Ola, Fsbio... Sou professor iniciante e estou com dificuldades em relaçao aos materiais... Gostei muito do seu conteudo programatico e gostaria de ter acessoo aos materiais.... Agradeço imensamente se puder disponibilizar.... Abraços

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito do seu blog, por gentileza gostaria que me enviasse esse material de 6º ao 9º ano, para o meu email...ronielsonneris@gmail.com...des de ja agradeço.

    ResponderExcluir
  45. Parabéns,tá muito bem organizado.se vc poder enviar o material do sexto, sétimo e oitavo pra mim, lhe agradeço muito!

    ResponderExcluir
  46. MUITO BOM ESSE MATERIAL. ME SERVIU DE MAIS, POIS EM MUITAS ESCOLAS QUE TENHO TRABALHADO NÃO SE ENCONTRA LIVROS DE ESTUDOS AMAzôNICOS E FICAMOS MEIO PERDIDOS COM OS CONTEÚDOS QUE IREMAS TRABALHAR NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR. PARABÉNS AO ELABORADOR DESSA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  47. Estou em busca de conteúdo para ministra minhas aula de estudo amazônicos

    ResponderExcluir
  48. olá, boa noite. se ainda estiver funcionando este blog e se você pudesse compartilhar os materiais desse conteúdo programático eu agradeceria muito. meu e-mail: belchiorcoutinho81@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Muito bom, maravilhoso obrigada mesmo 😘

    ResponderExcluir
  50. Que ótimo!A pessoa socializar, compartilhar seus conhecimentos, experiência!! Parabéns!!

    ResponderExcluir